sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Simbologia no Casamento

Vou ter o meu momento "Thaís" e trazer algumas curiosidades sobre itens de casamento... não sei se são verdades, mas é sempre gostoso aguçar a criatividade e curiosidade!


SIMBOLOGIA NO CASAMENTO

Existem tradições tão antigas que ninguém mais sabe dizer quem foi que começou. Algumas se mantiveram fiéis ao longo do tempo, outras sofreram influências e adaptações.
Mas a maioria das tradições simbólicas ligadas ao casamento continua por aí, por mais antigas que sejam, e mesmo que muitos noivos não saibam de onde elas vieram.
A noiva (recém-casada) deve ser levada no colo na entrada do novo lar.


De acordo com antigas superstições, se a noiva caísse ao entrar em casa ou se entrasse pisando com o pé esquerdo, era azar ate que a morte os separasse. O único jeito de evitar isso, era levando a noiva no colo.

Buquê
A idéia do buquê surgiu na Grécia, mas era um pouco diferente. O papel do buquê era proteger a noiva contra o mau olhado e os maus espíritos, por isso ele era mais um amuleto do que um adereço. Além de flores, esses buquês também traziam alho e ervas, garantindo a proteção.

Aliança
A aliança em si, surgiu no antigo Egito, como um símbolo de eternidade. Mas como representação de casamento, a aliança começou a ser usada em Roma.

Vestido Branco
Nem sempre foi dessa cor. Na China, usava-se o vermelho, símbolo do amor. No Ocidente, as cores variavam, mas o azul já foi predominante por muito tempo, simbolizando a pureza. A primeira noiva a entrar de branco foi a Rainha Vitória ao se casar com o Príncipe Albert, no século XIX. A moda pegou, mas com o tempo, o uso do branco também ficou associado à pureza e virgindade.

Véu
O costume vem da Grécia. Cobrir o rosto da noiva era uma forma de protegê-la da inveja das mulheres e da cobiça dos homens. Em outras culturas, como entre os árabes, o véu era um símbolo divisório de etapas, pois a noiva se despedia da vida de solteira para entrar na vida de casada.

Grinalda
A grinalda sempre foi um símbolo de status e de riqueza. O uso da grinalda coloca a noiva em destaque, em posição especial em meio aos convidados.

Jogar arroz
Há 4 mil anos, os chineses acreditavam que o arroz era um símbolo de fartura, e por isso era jogado sobre os noivos.

Bolo
O bolo de noiva teve origem na Roma Antiga. A tradição era de partir um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para desejar fertilidade.

O padrinho
O costume parece ter origem na Antiguidade, quando era escolhido um amigo, normalmente um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, os quais muitas vezes rondavam o local da cerimônia.

Bem-casado
Segundo a lenda, esse doce representa as duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade. Cada convidado deve receber um doce, para ser abençoado pela mesma sorte e felicidade. Faça um pedido antes de experimentá-lo.

A noiva deve ficar do lado esquerdo do noivo
Se algum homem tentar roubar sua futura esposa, você pode defendê-la com a espada (ou com o que estiver mais próximo) usando o braço direito. Isso já vem desde a Idade Média, mas nunca se sabe...





Texto daqui e imagem daqui

7 comentários:

Rainha Ester disse...

Gabi tem uma promoção lá no meu blog passa lá

o João agradeceu o Parabéns..rs!!!!

Thais disse...

Oi gabi,
adorei o momento Thais, morri de rir!!!!! Esse negocio de entrar em casa no colo eu nao sabia porque nao, vivendo e aprendendo neh!!! O lance da espada eu sabia, acho mo legal!!!! Apesar de nao fazer o menor sentido hj em dia hih
bjos,
Thais

Noiva ZY disse...

Legal. existem tantas tradições que a gente segue e nem sabe por que não é? Gostei dessa de o padrinho ser pra proteger a noiva, e de a noiva ter que ficar do lago esquerdo do noivo pra ser protegina...haaa estamos com a bola toda né rsrs!!Bjs

Ju disse...

Muito bom o "momento Thais"!!! hehehe

Algumas dessas simbologias eu já conhecia, mas as do padrinhos, bem-casados e a noiva do lado esquerdo eu não conhecia!!!

Como não vou passar em casa depois do csamento, vou direto para a lua de mel e chegou depois de um mes, tenho medo de esquecer de pisar com o pé direito ou da gente estar cansado demais para ele me carregar no colo!!

bju

Nani Borba disse...

essas tradicoes sao super legais... mas algumas sao meio estranhas...rsrs

.a nega do neguinho. disse...

Aaai adorei...
vou até anotar pra qdo o povo disser q eu sou cheia de invenção e moda!
huhauua
=)

David disse...

Amor...
eu te amo muito...
sou apaixonado por vc...

um beijão...!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails