quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Receita de Cup Cakes

Conheci a bem pouco tempo o Blog da Roberta, mas já me encantei. Ela dá dicas de receitas, trabalhos feitos a mão, etc... é muito intessante, prático e bonito, vale a pena passar por lá!



Então, ela postou a receita de Cup Cakes. Nunca falei sobre eles aqui, mas acho lindo, principalmente como lembrança. Não tenho idéia do custo para comprar, mas eu penso que talvez fique mais caro que um bolo de casamento, ou não?

Mas para um chá, que o número de pessoas é reduzido, penso muito nisso! Então com a licença da Roberta, vou postar aqui a receita do Cup Cake! Quero logo fazer tb e ver como fica, se eu vou acertar!

Vamos lá:


Vou começar com uma receita básica e clássica para cupcakes que depois vamos acrescentando e transformando essa mesma base em outras delícias.



PASSO 1 - RECEITA BÁSICA (RECEITA BÁSICA ROBERTA)
1 ½ xíc de açúcar
300 grs manteiga amolecida
3 ovos
2 xic de farinha de trigo peinerada
1 xic de leite
10 gotas de extrato de baunilha
1 colher de cha de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de cha de bicarbonato de sódio

PREPARO DA MASSA
Bata na batedeira, velocidade média a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois vá colocando alternadamente o leite, o chocolate em pó até que fiquem bem misturados. Por último peinere o sal o fermento e o bicarbonato. Encher as forminhas até a metade e levar assar em forno já pré-aquecido – assar em 180 graus para 24 porçoes!



PASSO 2 - UTENSÍLIOS
Você vai precisar de forminhas, nesta receita usei as de alúminio, existem ainda as de silicone (no blog da Roberta tem mais detalhes), e de formas de papel manteiga (na hora de comprar peça por forma para muffin, tem que ser amanteigada como essa da foto, cuidado com as formas coloridas, se ela não for amanteigada não é própria para forno, além de tóxica pode ocorrer um acidente. A não ser que você use as formas importadas para cupcakes que são além de amanteigadas são coloridas, cheias de desenhos e afins!).

No Brasil você vai encontrar no site http://www.barradoce.com.br/
ou em lojas especializadas!!



Este é o "ponto" desta massa! Cremosa e suculenta ela não escorre da colher, veja bem!
Com a colher mesmo você vai encher as forminhas já com o forno pré-aquecido!



Coloque primeiro as forminhas amanteigadas dentro da forminha de alumínio para depois colocar a massa. Deixe uns dois dedos de espaço, pois a massa vai crescer! Acomode elas em uma assadeira e leve ao fogo médio entre 160o. e 180o. graus por 20 minutos.




Essa massa é perfeita para cupcakes pois ela cresce até a base da forminha, não extrapolando para fora ou crescendo como os tradicionais muffins, assim você fica com uma superfície para abusar da decoração!!

Pronto essa é a receita básica, branca e amanteigada. Quase uma massa de bem-casado, sim aquelas bem gostosas fofinhas, só não esta molhadinha porque não estamos adicionando calda de açúcar...





Agora é só usar a imaginação, o bom senso, a harmonia, criar seu recheio e cobertura. Eles não precisam ser recheados, mas fiz esse com recheio para demonstrar.



Fiz um ganache branco ( 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, meia xícara de leite ), leve ao fogo brando, é quase uma receita de brigadeiro branco, o leite faz com que a receita fique com um ponto mole para recheio.



Eu usei essa ferramenta de confeitar e fazer cookies no site http://www.amazon.com/ , mas você pode fazer um delicado "buraquinho" com uma colher de chá e colocar o recheio lá dentro, não se preocupe neste momento com a "aparência" faça o buraquinho bem no centro que a cobertura vai tampar isso!






Com esse utensílio é como se eu estivesse dando uma "injeção", então o bolinho "enche", não pode caprichar tanto senão ele se abre todo e perde o formato.
Você pode usar uma bisnaga daquelas de plástico ( tipo de mostarda, maionese ) e também injetar!!



Assim que der os 20 minutos de forno, tire imediatamente as forminhas da assadeira e em seguida da forma de alumínio, você vai perceber que ela solta facilmente!!




E aí é só colocar a cobertura e decorar!
Hoje vou apresentar com cobertura de mashmallow, e um simples confeito de papel que obviamente será descartado na hora da comilança! O Coração foi feito com furador mini de coração da toke e crie http://www.tokeecrie.com.br/ (ferramenta para scrapbook).

Pessoal, todas as dicas e passo-a-passo, fotos, tudo é do Blog da Roberta!
Ainda bem que ela divide com todos né? :-)

14 comentários:

Colcha de Retalhos Blog disse...

Obrigada pela sua visita e principalmente pelo seu comentário lá no Colcha de Retalhos!!!!
Volte seeeempre!

Beijos

Poli

Casamento Dani e Gustavo disse...

Que delícia!!! E o coraçãozinho em cima dá todo um charme! ADOREIIIII

Beijossss

Doces Abobrinhas disse...

oie, ficou otimo o post! rs! obrigada pelo carinho!! um beijinho doce!

Alexandra disse...

Hmmmm, parecem deliciosos!!!!
Tenho selinho pra vc.

Bjos

Futura Mamãe Ursa disse...

Vou tentar fazer... mas não sei se vai sair bom... srrs...

Amei as dicas do seu blog.... to te seguindo...

beijos

disse...

Oi Gabi, obrigada pela sua visita ao meu blog :).
Gostei muito da sua receita, faz dias que estou procurando alguma mais prática pra fazer... estou pensando em testar, se eu me arriscar no fds te conto!
Quanto ao preço, não sei hoje em dia, mas no começo do ano fiz um orçamento e realmente o preço é salgado, o cento dos mini saiam por R$ 400,00, e dos de tamanho normal R$ 500,00.
Melhor tentar fazer né? rs,
Bjos!

Pri Rodrigues disse...

OI Gabi, vai uma dica... pros de casa, ou pra festa das crianças, dá certinho fazer com aquelas massas de bolo em caixinha da Dona Benta, entre outras... Para o recheio, só comprar aquelas de barras de chocolate ao leite, ou amargo cortar em pedaços médios e colocar no meio....
Aí é só inventar na cobertura... fiz uma vez e e deu super certo... Sai mais barato.. só é importante ficar de olho na qualidade da forminha, pq se o papel for muito mole ou fino, quando assar no forno, desmancha inteiro...
Já tive uma boa e uma péssima experiência.
se quiser te mando a foto...do bom resultado...é claro..rs!!!

Anônimo disse...

Oi Gá, vamos testar esse tb, quando vc quiser.
com direito a lanchinho depois.
Beijos
Narjara

Carol disse...

AI que fome!!! Cupcakes sao tudo de bom!!!! Um dia vou fazer aki em casa pra testar hehehhe

Entao Gabi... quem fez meu buque foi essa empresa http://www.artedecoreflores.com.br/ Nao se assuste com o preço que é bem abaixo do mercado de noivas heheheh Mas fica maravilhoso do jeito que vc quiser (pelo menos o meu foi assim).
Ela fica no Saara, é bem feinho o lugar, mas o trabalho deles é impecavel!
Bem, é isso..

Beijinhos

Anônimo disse...

Minha filha disse que assim nao dá pra fazer dieta... que coisa mais tentadora!

luciana disse...

oi gabi, tudo maravilhoso, tanbem tenho um blog ai vai o end.lucianabolospersonalizados.blogspot.com aguardo seu selinho luciana maceio al.

steine disse...

a receita ta faltando ovos e não tem chocolate.

Anônimo disse...

Cadê o chocolate em pó, nos ingredientes do cup cakes acima??????????????kkkkkkk que fóra!!!!!!!!

Unknown disse...

E MESMO NA RECEITA NÃO PEDE CHOCOLATE EM PÓ E AI COMO FAÇO?

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails